"Tenho frases guardadas, que fiquei de dizer quando houvesse sentido." Gabito Nunes
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
ACABOU-SE DOISMILEDOCE
terça-feira, 25 de dezembro de 2012
ANA NA BOTA | CARTAS QUE NÃO MANDEI
"Não sei porque escrevo tantas cartas se não tenho a intenção de mandá-las. Tá, na verdade, quem sabe um dia elas façam sentido pra alguém e eu descubra que elas não foram em vão. Mas continuarei a escrevê-las e depois penso do depois. A verdade é que adoro escrever, gosto de contar as coisas e espero que quem as leia um dia goste de ouvir as histórias de viagem.
Então, o tempo por aqui anda meio (ok, MUITO) frio. Dá vontade de ficar quietinha embaixo das cobertas as vezes, mas não se pode deixar o tempo passar em vão. Gosto muito das aulas de italiano, mas confesso que fico dividida entre ficar em uma sala de aula ou turistando por ai.
Algumas coisas mudaram aqui em casa nos últimos tempo, mas enfim, nada que abale a minha felicidade. Passo pouco tempo no nosso apartamento e me aproximei de muita gente legal e interessante.
É engraçado observar o jeito que as pessoas se organizam em grupos. Aqui não é diferente de todo o lugar, tem diversos grupos formados por pessoas de características semelhantes que se atraem pelas mesmos gostos. As vezes vira uma muvuca e todo mundo se mistura, mas em suma gostos semelhentes, linguas semelhantes inclusive, grupos iguais.
O mais engraçado dessa experiência é como o fator tempo influencia nas escolhas de cada um que aqui está. Tem gente que se joga de cabeça na experiência: faz loucuras, não dorme, aproveita o máximo, não tá nem ai pra opinião alheia, só quer se divertir e aqueles que mesmo sob o lema do "o que acontece na Itália fica na Itália" continuam a levar sua vida regrada, que não buscam nem interagir e sempre os meio termo ue entendem que a experiência e feita de momentos e momentos, oscilando entre o: o amanhã não importa e o: hoje vou me comportar.
Observar tudo isso é muito divertido. SE observar nisso é gratificante, ver o quanto a gente muda em poucos dias. Essa experiência reflete principalmente na nossa percepção sobre a temporalidade dos acontecimentos e acho que finalmente absorvi um conhecimento a cerca do tempo que até então não conseguia compreender.
Não sei se o que digo possui muito nexo. Mas enfim é o que paira na minha mente nesse momento.
Nossa, minha letra ta terrível, espero conseguir ler depois. Comecei a divagar, por isso vou parar por aqui. Logo escrevo e descrevo o que acontece aqui um pouco mais.
Até mais,
Bacio..."
Ana
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
RECORDAÇÕES | MEU MELHOR NATAL
domingo, 23 de dezembro de 2012
ANA NA BOTA | CARTAS QUE NÃO MANDEI
Camerino - Vista da nossa janela. |
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
A MARAVILHOSA LEVEZA DE SER
Finalmente sinto que aquele buraco negro dentro de mim que me consumia morreu. E assim o fez porque era sua hora, porque já tinha passado da hora (acho até que já tinha morrido e eu que não tinha percebido).
domingo, 16 de dezembro de 2012
VERÃO
Tenho alguns projetos de viagens a baixo custo de final de semana e uma máquina fotográfica pronta para começar a trabalhar sem parar.
Se alguém ai tiver afim de ir, prende o grito! =)
Vou me organizar direitinho e ver a logística da coisa. Até então é só uma mera idéia assim, do tipo idéias da Ana, mas sabe que as vezes minhas loucuras dão certo...
CARTA AOS MEUS FILHOS
sábado, 15 de dezembro de 2012
ATRAPAHLADA!
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
BLAKE SHELTON
Tive que vir postar Footloose em versão meio Country.
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
ANA NA BOTA | QUANDO EU CHEGO?
sábado, 8 de dezembro de 2012
MAIS UMA VEZ
Caio Fernando de Abreu
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
ANA NA BOTA | TOP 10
10. LA SOLITUDINE - LAURA PAUSINI
Nada como começar com uma música romântica Afinal, Itália esbanja romantismo. Pra quem sente saudades de quem ficou longe esse mês inteiro e pra quem sente saudades dos que nos despedimos no final de Novembro. A música tema dos almoços improvisados e corridos, também sempre presente no karaoke.
9. SARÀ PERCHE TI AMO - RICHI E POVERI
Gosto dessas baladinhas antigas italianas, que ficam na mente. Essa vai em homenagem ao Lucas, que amava essa música!
Que te ne frega, sarà perchè ti amo
8. BALADA BOA - GUSTTAVO LIMA
Brasil marcando presença e fazendo bonito (só que não). Como eu havia dito, Gusttavo Lima vai com você até a Itália e te faz dançar. Sim, uma das mais tocadas nas festas e restaurantes, que te persegue, até tu não poder mais. Ai vai um hit do Brasil para o mundo que encanta as pessoas no exterior.
7. SAPORE DI SALE - GINO PAOLI
Em homenagem ao Álvaro, nosso romântico incorrigível que não parava de cantar a todo o momento uma das músicas italianas mais conhecidas.
6 . TWIST AND SHOUT - BEATLES
Porque quando o assunto é Rock essa é uma das mais tocadas. Na noite do Orange Day perdi as contas de quantas vezes nós a dançamos. Os italianos curtem MUITO os clássicos.
5. AI SE EU TE PEGO - MICHEL TELÓ -
Mais um brasileiro fazendo bonito (ahamm). Ai se eu te pego anima as festas italianas. Todos cantam e dançam. Nossa assim nossa reputação me mata. Depois ninguém sabe porque os brasileiros, principalmente as brasileiras são vistos, bem, como são vistos pelos gringos. Se você sabe a coreografia certamente fará sucesso na discoteca.
4. BELLA - LORENZO JOVANOTTI
Do lindinho do Jovanotti. A canção feita para a sua filha quando nasceu! Mentre da lontani stai con me forever!
2. TRE PAROLE - VALERIA ROSSI
Uma das mais cantadas no karaoke, mais citadas nas ruas, mais odiada pelo professor. Era inevitável que em um momento de silêncio saisse: Dammi tre parole!
1. NEL BLU DIPINTO DI BLU - DOMENICO MODUGNO
A clássica cantada em todos os lugares que não podia de deixar de estar no top 10, continua sendo um marco nas diferentes gerações. Não há quem não saiba a letra. Quem não saia volando e cantando com a versão original ou as tantas outras versões já criadas. Por isso merece o primeiro lugar!
Fora essas, tenho algumas músicas especiais, que marcaram alguns momentos.
- CALL ME MAYBE - CARLY RAE JEPSEN : http://www.youtube.com/watch?v=fWNaR-rxAic
Que me perseguiu pelos 50 dias, tocando nos lugares mais inusitados;
- SHE WILL BE LOVED - MARRON 5: http://www.youtube.com/watch?v=nIjVuRTm-dc
Música obrigatória de todas as viagens. Que me lembrará o Lucas Santillo pelo resto da vida.
- THE TIME OF MY LIFE - DIRTY DANCING: http://www.youtube.com/watch?v=WpmILPAcRQo
Nunca vi uma música antiga que toca tanto no rádio. Mas como eu gosto e tem um significado pra mim, deixa tocar...
- LA MIA SIGNORINA - NEFFA: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=A6ZfonCNqJg#!
Música da nossa classe no karaokê
- SVEGLIATEVI - CARLO
Só quem estava lá entenderá (não consegui colocar o audio).
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
QUANDO SE TEM QUE DIZER ADEUS
Sempre fui apaixonada por futebol. Gremista de coração. Devo isso a minha família e entre eles a três dos mais fascinantes homens que já conheci. Meu avô, meu tio Denir e meu pai. Sem dúvida foram eles que me passaram essa paixão. Me recordo até hoje do nervosismo do meu vô em frente ao seu antigo radinho de pilha escutando ao jogo de futebol. Das camisas tricolores que sempre ganhava do tio Denir a cada verão, de como ele se negava a colocar um lenço vermelho no CTG, porque seria um absurdo usar algo que remetesse ao maior rival do seu time do coração e ao meu pai, enfim, são tantas coisas, tantos momentos que guardo pra mim, junto com tantas outras boas recordações que posso ter e que levei por tanto tempo a cada jogo, representado sempre pela bandeirado Rio Grande do Sul com o símbolo do Grêmio ao centro. A bandeira que deste de presente pra Ana Luiza e que hoje representa um amor passado de geração a geração.
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
ANA NA BOTA | O TAL MICHEL TELO
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
ANA NA BOTA | MI MANCHERAI
Magari esse seja o post mais longo que eu vá a escrever. Peço paciência para quem vai lê-lo pois não tenho como resumir tudo aquilo que tenho a dizer sobre meu mês em Camerino.
Tenho muito a agradecer a diversas pessoas que me suportaram nesse tempo, porque né não é fácil. Mas entre tantos queridos, existem seis pessoas que antes mesmo do momento de dizer ciao eu já sentia uma falta absurda e queria estar com elas agora. A elas me dirijo diretamente.
BÁRBARA: Meus almoços nunca mais serão o mesmos depois de ter tido a tua companhia. Adoro teu jeito "sem vergonha" de dizer as coisas, de não deixar pra depois aquilo que tem que ser dito na hora, de observar as coisas, de contar as historias encenando. Eu me achava teatral, mas descobri que não sou nada perto da tua cia. Vou sentir falta de dançarmos juntas, vodka, gelo, limao e coca, entre outras coisas, da briga pelos acentos principais do ônibus, da ida ao mercado juntas, de cantarmos direito ou errado, mas felizes. Não preciso dizer o quanto adorei te conhecer, espero ter demonstrado nesse meio tempo e te espero aqui no Sul, juro que temos porções boas de batatas-fritas aqui e se não tivermos eu faço fazerem pra ti, com um belo churrasco óbvio.
CAROL: Quem disse que engenheiros e arquitetos não se dão bem hein? Alias, qual o bar central que eu posso sempre te achar agora? Falando no telefone, com o maridão. Aposto que tu já parou de ler o texto umas duas vezes no meio para fazer uma ligação. A mineira repleta de samba no pé, que topa qualquer indiada, mesmo que seja sair numa quarta no meio da tarde a caminhar sem rumo por Camerino em busca do mercado que a Ana juraaa que é perto. Espero te ver sempre que tu vieres pro Sul, já que és a mais viajadora de nós e se as cias aereas contribuirem espero logo te encontrar ai. E traz tua mãe junto, porque embebedar ela é muito divertido e temos uns bons bares por aqui.
LU: Estávamos já destinadas a nos conhecer. Tá, a frase ficou meio romântica demais mas tu entendeu. Não acredito em acasos, porque a vida é mais bonita assim. A pessoa que mais me entendia. Digo isso porque esse nosso vocabulário bairrista é complicado e é bom saber que quando eu falava: "ai, uma bergamota e uma lagarteada agora me fariam tão feliz", tu saberia o que significava. Temos é que tomar muitos chimas por aqui, todos os que não tomamos nesse mês, ir nos jogos, sair pra dançar, jantar, enfim, ainda temos muita coisa da Itália para conversar. Aliás, a gente vê que a pessoa é gente boa quando descobre o time do coração né? Temos a possibilidade de manter aqui a amizade que nasceu na Itália e espero que levemos isso adiante e que logo estejamos indo pra Recife ver o pessoal ou pra Europa mochilar. Me avisa quando chegar, que quero te ver!
ALVARO: Diferente do que eu sempre brincava contigo hoje te digo: Tu vale muito guri! Não te esquece disso. Minha saudade de ti tem "sapore de male, sapore de sale", como tem a nostalgia. Que bom que além de ter tido a oportunidade de ser tua amiga, fui tua colega, porque a gente sabia se divertir naquela sala. Te digo agora as observações que fiz sobre ti na Roca, porque pra mim continuam sendo verdades: acho que tu é um guri pra casar, bem né, assim que passar essa fase, se é que tu me entende. Aposto que tu fará uma guria muito feliz um dia e terá uma família muito bonita, cheia de pequenos Alvarinhos! Na verdade espero que tu tenha filhas porque seria uma das melhores ironias da vida. Vou sentir falta das nossas horas nas livrarias, das discussões politicas e religiosas, dos momentos de estudo, de culinária, tá e até de ficar te esperando no frio parada em frente a tua casa. Muita saudades de ti, seu Dom Juan de Camerino. E vamos agilizar aquela viagem pra Montevideu, assim que as finanças permitirem.
JU: Piccolina. Parece super quietinha a primeira impressão, só que não. Baita companhia pra compras, festas, bares, almoço e aposto que até pra jogar pedrinha no lago. Nosso último dia em Roma foi muito divertido, agradeço ao Noé que te acordou e fez com que não perdesse o ônibus, porque meu sábado não teria a mesma graça sem a tua presença, mesmo que, com um pouco de sono. Recife fica quão longe mesmo? Vai rolar aquela comemoração de aniver no Asterix? Posso ir me atirar no teu sofá por ai?
Quem bom que essa viagem não prevista na tua vida aconteceu, quem sabe ela era mesmo pra acontecer. Mi manchi e espero que logo possamos fofocar juntas, em um lugar qualquer, mas pessoalmente. Agradeço ao braços abertos toda a vez que me vi "sem casa" em Camerino e sei que tu entende o que quero dizer com isso, e tu e a Bárbara me ofereceram a casa de vocês. Não sei como a gente começou a se falar em Camerino, mas fico feliz que isso tenha acontecido. Aliás, quer me levar na mala na próxima viagem, eu até sei falar alguma coisa de italiano :P
LUCAS: Literalmente dizendo: meu ombro amigo! Cadeira cativa das viagens, parceria oficial gastronômica de Camerino. Meu amigo rico e exibido, que cada dia está em um lugar diferente. Uiii, ela tá com saudades do Lucas. Fiquei triste que tudo deu errado aquele dia em Napoli, queria poder ter me despedido de ti, mas quem sabe a gente não vai se ver logo e por isso não era pra gente dizer ciao. Mesmo tu tendo se bandeado pro lado negro da força, quero que saibas que amei ter te conhecido. "She will be loved" nunca mais será a mesma. Te espero no sul pra te levar pra salsear por ai e óbvio pra gente ir em uma balada dance e se acabar dançando até amanhecer. Farei o possivel pra ir pra Recife no Carnaval ou no meio do ano. Até lá espero que teu gosto musical tenha melhorado (brincadeira tá) e quero muitas chamadas por skype, com fofoquinhas ou sem, com choros ou sem, tendo ou não o que dizer, pra gente nunca perder o contato e virar "somebody that we used to know" pro outro. E parliamo italiano non inglese, perchè non siamo a Camerino, ma Camerino è tra di noi!
Não gosto de pensar que vocês estão longe. Que Camerino está a dois dias de distância. Gosto de pensar que em um futuro próximo a gente vai estar juntos novamente, mais maduros, com novas histórias pra contar, novas pastas e vinhos pra provar, dividindo a conta em um lugar qualquer. Obrigada por tudo desses 30 dias, pois o que fez a diferença certamente foi termos passado esse tempo juntos!
Sinto muita saudades, mas agradeço todos os dias por tudo que aconteceu!
Svegliatevi pra vida!
PLIM-PLOM
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
ANA NA BOTA | ÚLTIMA SEMANA?
A uma semana de casa. Adoro medir a distância em tempo. E sabe, azar que essa uma semana compreende 4 dias de aula, uma apresentação de karaokê, um teste de italiano, 3 dias em outra cidade e atravessar o oceano de avião. Pouco me importa. Uma semana, uma semana.
Dito assim parece que quero logo ir embora. Mas não. Vai ser triste deixar Camerino e a Itália. Na verdade gostaria muito que algumas pessoas viessem pra cá passar um tempo comigo. E ai poderia ficar aqui mais uns dois meses sem problema e conhecer mais a Itália.
Penso nessa semana e não consigo entender como ela chegou tão rápido. Mas não foi ontem que estávamos no coquetel de boas vindas? Como que agora vamos já pro karaokê de despedida?
A gente se acostuma a rotina daqui. As pessoas que convivem conosco e eh tão estranho pensar que daqui um mês minha colega de quarto vai estar em sua casa em Tokyo e eu em Porto Alegre. Camerino faz o mundo parecer tão pequeno. Uma cidade minúscula, que comporta todas as culturas ao mesmo tempo.
Mas né, já diria o poeta: todo carnaval tem seu fim. E nosso último bloco se prepara para entrar na avenida. Espero que termine com gostinho de quero mais.
ANA NA BOTA | REBATIZARAM A BOLONHESA
Porque a massa bolonhesa não se chama bolonhesa na Bologna?
Quem foi que deu esse nome: pasta al ragu, hein?
Aposto que foi algo do tipo: temos que dar um nome que não privilegie uma parte dá Itália. E assim confundimos a cabeça dos turistas também, afinal fazemos um favor pra eles, porque não se divertir em cima disso?
Mas assim, se eh pra sacanear, sacaneia de vez. Bora mudar o nome do presunto de Parma e das outras comidas com nome do lugar. Se eh pra ser igual que sejamos em tudo.
A verdade eh que a Bolonhesa, vulga Ragu eh uma das melhores massas na Itália e quando tu vieres pra cá, não precisa se desesperar pra ir até Bologna para apreciá-la. Claro que tem todo o charme do momento em Bologna. Mas certamente terá um bom prato Al Ragu em uma típica trattoria da cidade italiana em que você estiver.
Mas assim, Bologna vale a pena só por ser Bologna. Pelo comércio, pela universidade, pelas torres, pela muvuca.
Recomendaria ir pra conhecer o lugar e se divertir uns dias por lá. E caso queria comer a massa mais famosa no local, vá sem medo na Pasta Al Ragu, porque Bolonhesa não consta no cardápio.
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
ANA NA BOTA | ROMA
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
ANA NA BOTA | RENDERIZE
Se eu tivesse que descrever pra alguém renderizar como vejo Camerino começaria pela vista da janela da nossa "stanza".
Tipo assim: Imagine uma terra verde, montanhosa, divida em áreas de plantações, que lembra um quadro cubista em sua organização geométrica desorganizada. Ao longe imagine montanhas bem altas, com neve no topo, como se o branco presente nelas fosse responsável pela transição entre céu e terra. Acrescente a visão algumas residências, dispostas equilibradamente. Um céu azul com algumas nuvens e o sol ao fundo brincando de esconde esconde. Algumas vezes iluminando aqui outras acolá, fazendo do paisagem um quatro interativo. Emoldure tudo isso em uma varanda de tijolos, pra dar um ar mais pitoresco a renderizaçao. E pense na cara que as 4 mais novas moradoras locais fazem todo o dia ao se levantarem e se depararem com essa cena.
Agora imagine isso visto der diversos ângulos diferentes da cidade. Difícil? E que tal a seguinte situação: sair para dar uma volta tarde da noite na cidade, voltar sozinha por um viela escura, com luzes amarelas, sem carros por perto, com chuva e um assovio do vento ao fundo (como eu amo ser dramática) e tu não sentir medo nenhum.
Uma faculdade em um castelo no centro da cidade, que possui uma biblioteca com livros antiguissimos em um local que qualquer, e eu disse QUALQUER, pessoa pode ter acesso sem portas fechadas ou fiscalização. Em frente ao Duomo e uma praça central, como a formação básica de qualquer cidade interiorana.
Um estilo de vida um tanto quanto diferente do nosso habitual. Calmo, poucos carros, sem ônibus no meio da cidade, água racionada, separação plena do lixo, muitos universitários mesclados com umas população mais idosa. Uma série de cafés agradáveis e tentadores.
Conseguiu renderizar?
ANA NA BOTA | O QUE MAIS FAZ FALTA
10_ Poder se fazer ser entendida sempre em uma língua só;
9_ Trabalhar, sim ando com saudades do AutoCAD e considero isso bom;
8_ O sofá da tua casa, mesmo que ele tenha umas madeireiras que incomodam;
7_ TEU travesseiro;
6_ TEU armário, pra ti saber melhor onde as coisas se encontram;
5_ Redenção, final de tarde falando bobagens;
4_ Torcer, ir ao jogo, se enrolar na bandeira, gritar, perder a paciência com o time, comemorar um gol;
3_ Chimarrão, nesse frio ainda mais: faz MUITAAAA falta;
2_ Feijão e verduras, comida de mãe sabe;
1_ Família, amigos e gatos.
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
ANA NA BOTA | DICAS DE VIAGEM
HOSTELS
Conforme prometido vou descrever um pouco minha experiência nos hostels pelos quais passei até então.
Veneza: Ostelo Veneza
O Ostelo fica na ilha de Giudeca. Tem uma linha de vaporeto que pára muito próxima ao hostel, pra quem vem da estação ferroviári. A ida ao centro de Veneza também é bastante fácil, uma parada a mais do hostel. A vista do primeiro quarto que ficamos era linda. Mas fora isso não tenho mais muito de bom pra contar.
A limpeza não era nem um pouco boa. Banheiro sujo, pias e boxes entupidos, cortinas mofadas, chão molhado, já deu pra ter uma monção né? Não havia um lugar pra colocar as coisas do banho, só para a toalha. Se você pretende testar seu equilíbrio de como se manter no box e segurar suas coisas ao mesmo tempo esse eh o local certo.
Com relação aos quartos 18 pessoas em um mesmo. Sim 18. Epaço apertado, acesso só por escadas, sem muito lugar pra malas. Minha cama (a de cima do beliche) era muito próxima a uma viga de madeira que por sua vez tinha cupins, nem preciso descrever mais né?
Não haviam muitas tomadas que funcionavam, de forma que carregar um celular e uma bateria da maquina na mesma noite só com um T. E as luzes individuais não eram todas que funcionavam.
Outra coisa, não recomendo pegar café da manhã. Não tem nada muito especial que tu não coma pelo mesmo preço em um belo café e a internet não eh lá grandes coisas e só funciona no lobby. Maio caia como eu na história do: pega em toda a ilha.
Florença: Plus Florence
Eh muito bem localizado dentro da cidade. Próximo da estação central e fácil de ir do hostel até o centro e aos principais pontos turísticos. Me senti quase em um hotel. Super boa estrutura. Com internet wi—fi e computadores a disposição, piscina, bar, pub, central de informações de turismo, caixa eletrônico dentro.do hostel. Enfim, super bem pensado.
Os quartos são para até 6 pessoas, misto. Não se engane se te colocarem em um andar com corredores todo rosa e escrito plus girls, porque mesmo ali tivemos colegas meninos no quarto.
Os quartos são limpos todos os dias, incluído banheiro. Cada quarto tem seu banheiro, com a ducha separa o que facilita para seis pessoas se arrumarem na manhã. Cada pessoas tem seu próprio armário, tomadas disponíveis e uma luz particular que funciona.
Caso não lembre de levar qualquer coisa se pode perguntar na recepção que eh capaz que eles a tenham.
Adorei o hostel. Mesmo a internet não pegando muito bem e um bando de crianças passando a noite batendo na janela do quarto. Recomendo pra quem for pra Florença.
Uma dica: não compre o café da manhã no hostel, não tem muitas variedade e por menos bem em frente ao hostel tem uma cafeteria com um café e uns sanduíches muito bons, além das atendentes serem muito queridas.
Roma: Youth Hostel
Eh um pouco longe do centro, mas eh fácil de se acessar porque fica perto da praça Bologna e da linha de metro, além de ônibus. A internet eh boa, mas não tem muitos computadores disponíveis.
Não oferece café da manhã, mas fica do lado de umas cafeteria boas e de um supermercado. De todos os hostels foi o único que ofereceu a possibilidade de cozinhar, contendo micro e geladeira.
As camas eram relativamente boas, confortáveis, tinha algum espaço pras malas e os armários eram grandes.
O banheiro era limpo todos os dias. Achei um pouco apertado, o chuveiro um pouco assassino, mas sobrevivi.
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
ANA NA BOTA | FIRENZE
ANA NA BOTA | VENEZIA
terça-feira, 16 de outubro de 2012
ANA NA BOTA | FILOSOFANDO COM JULIETA
domingo, 14 de outubro de 2012
ANA NA BOTA | ATUALIZANDO 1
Desculpa os erros de digitaçao, mas o teclado é italiano, nao obedece.
Torino é uma cidade com pontos turisticos bem interessantes, nao muito grande, mas tanmbéem nao tediosa, vale a pena conhecer mas nao para se passar muitos dias, pra ver os principais museus e pontos historicos (relatei tudo em um mini caderno e assim que retornar publicarei o diario de viagem passo a passo)
Andar de trem na Italia é facil e pratico, um metodo interessante de se locomover, so tem que medir o tamanho da mala que pode causar problemas.
Milao é uma cidade bem mais turistica que Torino, repleta de gente de todo o mundo. O duomo é uma das manifestaçoes mais monumentais de arquitetura que ja vi. Aqui se pode ver muitos museus bons, passear por locais historicos lindos, tem bonitos parques, pessoas simpaticas, boa comida, porém é CHEIA de turistas de todas as partes, pra quem gosta de viajar pra descansar apenas nao recomendo.
Diria que quem quer viver de glamour pode aparecer por aqui e torrar suas economias nas melhores lojas da cidade e do mundo. Com certeza é um dos passeios mais chics que existe.
Fui MUITO rapida no geral. Mas digo: sinto-me feliz, cansada e gostaria que determinas pessoas estivessem aqui, se tu esta lendo e acha que é uma delas sinta-se convidado a vir...
Amanha partimos pra Verona e começa a parte mais antiga da viagem e a que deposito mais minhas expectativas. Veremos o que acontece.
Arrivederci
P.S: O italiano vai melhorando gradativamente e eles aqui sao muito solicitos e dispostos a escutar e a ensinar.
sábado, 6 de outubro de 2012
ANA NA BOTA | ROTEIRO
Então, segue o roteiro de viagem, constando os dias e os locais pelos quais passarei:
09/10 - Saida de Porto Alegre para Roma
10/10 - Roma - Torino
11/10- Torino
12/10 - Torino - Milão
13/10 - Milão
14/10 - Milão
15/10 - Milão - Verona
16/10 - Verona
17/10 - Verona - Veneza ( \o/ )
18/10 - Veneza
19/10 - Veneza
20/10 - Veneza - Florença
21/10 - Florença - Pisa
22/10 - Florença - Siena
23/10 - Florença
24/10 - Florença
25/10 - Florença - Roma
26/10 - Roma
27/10 - Roma
28/10 - Roma - Camerino
29/10 a 24/11 - Camerino (com várias viagens dentro da Europa e ando pensando em ir até a Grécia ou Croácia);
25/11 - Roma
26/11 - Roma - Porto Alegre
27/11 - Porto Alegre
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
ANA NA BOTA | COMINCIAMO
Vou tentar relatar no blog as infos úteis de viagem. Tipo preços de determinadas coisas, lugares em que se pode comer direito, enfim. Espero que na volta tenha novidades. E que possa provar que com um orçamento base, um pouco de força de vontade e sorte, podemos sim ser saudaveis enquanto viajamos.
E A CULPA É DE QUEM?
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
A_CALMA
terça-feira, 2 de outubro de 2012
EXPECTATIVAS
_________________________________________________________________________