quarta-feira, 18 de julho de 2012

PAPARAZZI MODERNO


Estava eu, assistindo a um vídeo de grande repercussão hoje na internet que fala da questão paparazzi x figura publica e essa doença social de querer saber tudo o que ocorre na vida privada de pessoas consideradas famosas e eis que me surge a vontade de falar sobre isso.

Na verdade, o vídeo me fez pensar o quanto as redes sociais são nossa desculpa esfarrapada pra essa visibilidade. Me explico: houve o tempo em que nós como telespectadores nos sentávamos em nosso sofá para assistirmos programas que falavam da vida particular das figuras publicas imaginando como seria viver desse jeito. Hoje nossa vida inteira fica exposta, todo mundo sabe onde tu estás, com quem estás. Ou onde tu finge estar, com as pessoas que tu finge amar, com a vida que tu tenta mostrar ter. As redes sociais são os grandes paparazzi dos desconhecidos. É onde temos a chance de mostrar para os outros o que nós como comuns fazemos de espetacular.

Quantas vezes não vimos a foto de algum amigo nosso em uma atividade divertida e pensamos: nossa que sorte do fulano de tal, ele conseguiu fazer isso. É como se aproximássemos nossas vidas que considerávamos banais a algo maravilhoso, como se subíssemos no estado de importância das coisas, simplesmente porque isso se tornou visível aos olhos dos outros. 

A visibilidade como medidor da vida ao invés da sensibilidade. O aumento da ansiedade, da pressão, das cobranças. O que antes era feito somente em relação a figuras publicas passa a ser feito com relação a tudo e a todos em uma espécie de panela de pressão social. Como melhorar isso não sei. Penso todos os dias de me desfazer de redes sociais e desisto. Como será minha vida sem elas. É um absurdo pensar assim, eu sei, mas será que os contatos se manterão sem essa visibilidade toda. Será que meu ego já tomado por essas tecnologias sabe sobreviver sem elas?

Não sei, me indago de diferentes maneiras. Não sei nem se esse meu texto faz sentido ser divulgado em um blog. A teoria e a contradição se unem. Perguntas e mais perguntas, se alguém souber a resposta, me avise por favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário