segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

OS DOIS MINUTOS


Mas não é no começo do ano que todas as dúvidas se dissipam, que todas as antigas promessas findam e começam a se abrir novos leques de oportunidades e opções?

Não é no tão esperado dia da celebração da paz universal que somos invadidos por uma onda de esperança e passamos a ter mais fé no mantra:  tudovaidarcerto.tudovaidarcerto. tudovaidarcerto? Não que anteriormente o tão utilizado mantra não fizesse sentido, mas o começo do ano tem um poder incomum de trazer tudo mais a tona, de fazer tudo parecer menos abstrato, mais real.

Sinto que, por mais que no momento da virada do ano não aconteça nada de propriamente mágico, como a noite virar dia e tal, algo se modifica no interior das pessoas. É como se tivéssemos uns dois minutos de consciência plena, de certezas. Que soubéssemos o que fizemos de errado no ano anterior e o que temos que fazer daqui pra frente. Como se uma força superior dissesse: sabe o teu mapa da vida, ele existe embora tu não te lembres. Hoje, como é começo de ano, te darei uma colher de chá, vou te deixar olhar por dois minutos, só dois minutinhos hein? Depois é tudo por tua conta, vai do que tua memória conseguir guardar. É como se tudo se tornasse mais simples.

Digo-te que tenho certa simpatia por esses momentos de clareza total. Acho que são necessários a nós, pois nos norteiam, nos fazem continuar confiantes no futuro. Sabendo que o caminho realmente leva a algum lugar é mais fácil trilhá-lo. Difícil é caminhar em vão, sem ter aquela vozinha interior dizendo: “lá na frente tem algo muito gratificante esperando por ti, continua vai, não desanima, vai valer a pena”.

Não sou muito fã de anos pares, mas tentarei fazer desse um ano melhor. Que minha voz interior não me abandone, que quando pensar em desistir lembre que em algum lugar há algo muito bom que vale realmente a pena. Que eu leve comigo, durante todo o ano, esse impulso e vontade de realizar que só os primeiros dias de janeiro parecem capazes de nos fornecer. Que nada do que possa ter sido visto seja esquecido, que novas promessas sejam feitas e cumpridas, que novas dúvidas venham, para que eu possa solucioná-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário