sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ALGO ACONTECE...

Será que é meu ou mais pessoas sentiram que há algo errado nesse final de ano? Talvez a perda da magia do natal seja diretamente proporcional a idade de cada pessoa e  quanto mais velhos ficamos menos mágica a data se torne. Me recordo que na infância eu aguardava ansiosamente por esse dia, não sei se era devido aos presentes (sim confesso , com certa vergonha, que eles me animavam muito) ou pelo suspense envolvido em torno da figura mistica de um velhinho barbudo vestido  de vermelho (do qual eu morria de medo diga-se de passagem). Mas agora, ao sair na rua às vésperas de um dos mais significativos feriados religiosos do ano não vejo mais resquícios do que considerava o mais importante no NATAL.

Pessoas desesperadas, sem paciência e educação disputando a tapas os últimos produtos nas prateleiras que amanhã darão para algum familiar dizendo: muitas felicidades e amor pra ti nesse Natal. Isso está errado ou a minha visão de Natal está contorcida. Não é época de renovar esperança, paz, amor entre os homens? De comemorarmos o nascimento, a vida, as coisas boas? Sim, eu sei que amanhã quando as pessoas se reunirem com seus familiares e amigos as coisas serão diferentes, todo mundo estará celebrando, distribuindo beijos e abraços e tal, mas de que adianta isso só na noite de natal enquanto nos outros dias passam distribuindo grosserias e antipatia por ai!

Ao meu ver Natal e final de ano deveriam despertar o que existe de melhor nas pessoas e não ser uma época para empregarmos a politica do <faça o que eu digo e não o que eu faço>. Em uma era na qual a tecnologia já torna as relações humanas mais mecânicas, não precisamos de doses de falsidades de gente que atropela dezenas de pessoas pelas ruas da cidade em um dia e no seguinte acha que presenteando alguém estará fazendo o gesto mais lindo do mundo. Desculpa a sinceridade, espero que alguém diga que eu fui a única pessoa a ter essa percepção e que o Natal ainda ainda e tempo de recomeços, de reconciliação, de felicidade, de todos estarem alegres e distribuindo sorrisos por ai, só assim tudo faria sentido na minha cabeça.

De bom, posso dizer que hoje vi um pavilhão do cais do porto repleto de presentes pra crianças carentes e fiquei muito feliz. Não pelo material, mas  pelo significado de tudo aquilo. Saber que em meio ao caos geral muitas pessoas se dispuseram a ajudar alguém que precisava e manter aquela magia natalina infantil viva por ai.

Espero que tudo o que vi e ouvi por ai, seja só algo de momento, stress de final de ano, algo passageiro, de um lapso de consciencia e que na verdade as relações entre as pessoas sejam mais amenas, mas alegres, mais amiga. Que o espirito do Natal não seja sufocado por nossa ambição. Que o verdadeiro Natal não seja menos atraente que uma propaganda publicitária glamurosa, que todos sejam um pouco mais criança e aprendam que mais que uma pessoa boa o Papai Noel é uma lenda  que nos ensina a sermos generosos e amarmos os outros. Dediquemos cinco minutos do nosso tempo pra pensar o que andamos fazendo por ai e, bem... um Feliz Natal pra ti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário