sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

PENÚLTIMO SEMESTRE


Esse final de semestre na faculdade tem um gostinho especial. Embora comecem as preocupações e divagações com relação ao TFG, é estranho pensar que este é o último semestre com cadeiras obrigatórias. Saber que nunca mais ficaremos de cinco em cinco minutos dando F5 em frente à página do nosso histórico do curso no último dia de entrega de conceitos, esperando ansiosamente para ver se passamos ou não na cadeira de projeto/urbano, prontos para planejamos nossos próximos seis meses.
Talvez o grande aprendizado da faculdade de arquitetura seja esse: Planejar. Saber que temos limitações prévias que nos dirão para onde iremos no futuro e a partir daquilo que nos é apresentado projetarmos nossos dias. Nada é estático, tudo pode ser mudado, inventado, criado, depende do que é importante pra nós e quanto tempo estamos dispostos a gastar.
Acho que a grande mágica da faculdade é poder mudar a rotina de seis em seis meses, poder ter várias opções, olhar pra si e pensar: Tá, que tipo de vida eu quero agora? A de estudante dedicado sem vida social ou a de vagal, que sempre está disponível pra qualquer evento e que acha um absurdo chegar em casa e ter algo da faculdade pra fazer?
Nem o trabalho chega a necessariamente nos prender. O grande beneficio do estágio é poder largar sem culpa alguma. Claro que tem a parte difícil, deixar as pessoas que conhecemos, os amigos que fizemos. As pessoas que muitas vezes convivem mais conosco do que nossos familiares, que entendem pelo que estamos passando porque já passaram por isso e que sabemos que estão dispostos a nos ajudarem a qualquer momento. Mas, como diria o sábio Kéber Bambam: (tá, me puxei na referência) faz parte da vida!
No fundo, acredito que todo universitário tem um pouco de medo do que virá em seguida. Por mais que pensemos que o futuro será melhor (e temos sempre que pensar que o futuro será melhor) deixar o conhecido pra trás e se atirar de cabeça no desconhecido não é uma tarefa tão simples assim. A palavra “compromisso” assusta, mas não é nada que não possamos enfrentar afinal nos preparamos anos pra isso (no meu caso, muitos anos)!
Termino esse semestre/ano pensando no próximo, a hora do Trabalho de Conclusão e principalmente a Festa de Formatura, cheia de planos e novas metas. Mais uma etapa de vida cumprida e comprida! Será que estou pronta? O tempo dirá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário